elpm seguranca vigilancia

Vigilância

A equipe de vigilantes do Edifício Linneo de Paula Machado é formada por profissionais, que atuam durante 24 horas por dia em todas as áreas comuns do prédio.

Todos os colaboradores são capacitados para exercer a função, através de formação em cursos de vigilância e Segurança Pessoal Privada, entre outros. Periodicamente, a equipe participa de treinamentos de reciclagem para assegurar o melhor desempenho na missão de preservação patrimonial do empreendimento e proteção física de seus ocupantes e visitantes.

Brigada de Incêndio

A Brigada de Incêndio do Edifício Linneo de Paula Machado (ELPM) é formada por Bombeiros Profissionais Civis (BPC), que atuam em duplas. A escala de trabalho dos Brigadistas garante atendimento 24 horas por dia. O ELPM conta também com a Brigada Voluntária de Incêndio, que integra a Equipe de Resposta a Emergências e está dividida em três equipes, com diferentes atribuições: Equipe de Intervenção, Equipe de Primeiro Atendimento e Equipe de Abandono. 

Equipe de Intervenção: Tem por objetivo o atendimento a eventuais ocorrências, através da realização de procedimentos de combate a focos de incêndio e isolamento de área e contenção, salvando vidas e minimizando danos ao patrimônio e meio ambiente. 

Equipe de Primeiro Atendimento: Tem por objetivo prover uma rápida e eficiente intervenção no primeiro atendimento de vítimas de acidentes ou mau súbitos até a chegada de resgate especializado, salvando vidas. 

Equipe de Abandono: Tem por objetivo organizar, disciplinar e prover segurança para o abandono do local de trabalho,  ajudando na saída da população em geral especialmente de visitantes e pessoas com mobilidade reduzida, evitando o pânico.

CFTV

elpm seguranca cftv1

O sistema de Circuito Fechado de TV (CFTV) do Edifício Linneo de Paula Machado (ELPM) conta com 312 câmeras de alta resolução, com sistema de infravermelho para visão noturna e função WDR (Wide Dynamic Range ou Amplo Alcance Dinâmico), que possibilita a produção de imagens nítidas em cenas de alto contraste de iluminação, corrigindo a variação de luz e aumentando a capacidade de identificar objetos e pessoas. As câmeras estão estrategicamente distribuídas em áreas internas e externas, de forma a garantir a visualização e o controle inteligente das atividades diárias. 

O sistema de CFTV dispõe de um software central que utiliza inteligência analítica das imagens capturadas, alertando os operadores sobre diversas situações programadas e permitindo a otimização do uso de recursos humanos no monitoramento. 

Além disso, o sistema permite a criação de mapas sinópticos inteligentes que apresentam a localidade das câmeras e outros dispositivos de automação integrados ao sistema, permitindo ao operador acessar com facilidade outras câmeras e dispositivos próximos ao evento detectado. 

elpm seguranca cftv2

O sistema de CFTV conta ainda com três câmeras Full HD que permitem movimentação pelo operador, duas delas com capacidade de ampliação de até 20 vezes, e uma câmera, instalada no terraço, com capacidade de ampliação de até 60 vezes.

As imagens são captadas e gravadas 24 horas por dia, sete dias por semana, por detecção de movimento, e armazenadas por até 30 dias. Essas imagens podem ser acessadas remotamente, em tempo real, pela gerência operacional do Condomínio, permitindo uma rápida resposta aos problemas apresentados. 

O acesso às imagens das câmeras externas é disponibilizado, através do Projeto Bairro mais Seguro, às autoridades de Segurança Pública do Estado (PMERJ) e Ordem Pública do Município (SEOP), de forma direta e contínua, permitindo o uso compartilhado em ocorrências diversas no entorno do ELPM, garantindo uma parceria bem-sucedida entre o Condomínio e essas autoridades.

Controle de Acesso

O sistema de Controle de Acesso do Edifício Linneo de Paula Machado é composto por seis catracas instaladas na sobreloja, que controlam, através de cartões de proximidade, a entrada e saída de usuários e visitantes, impedindo o ingresso de pessoas não autorizadas.

O sistema utiliza a biometria como segunda opção para identificação, minimizando custos, proporcionando conforto e segurança. Também são fornecidos relatórios customizados, que permitem mapear, em tempo real, toda a movimentação ocorrida no Edifício.

Porta Eclusa & Porta Articulada

A porta eclusa e a porta articulada instaladas na entrada principal do ELPM são usadas para controlar o acesso fora do horário comercial, mantendo o mais alto padrão de segurança. A porta eclusa permite identificar o visitante sem que seja necessária a sua abertura. As duas portas têm blindagem nível II, que provê resistência e proteção.

Prevenção e Combate a Incêndio

O Edifício Linneo de Paula Machado dispõe de uma rede pressurizada de chuveiros automáticos (SPK) e hidrantes (HID), que servem à prevenção e combate a incêndio. Possui também sistema de detecção e alarme de incêndio (SDAI) que está em fase de modernização em toda sua extensão. Prevenção e Combate a Incêndio – Novo/Em breve O Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio (SDAI) do Edifício Linneo de Paula Machado possui tecnologia de última geração e oferece alto grau de confiabilidade 24 horas por dia. A sinalização imediata dos eventos no Painel de Controle de Alarme de Incêndio permite que os procedimentos necessários sejam tomados de forma rápida e eficaz, salvando vidas.

O SDAI é autônomo e independente dos demais sistemas de controle e tem sua operação e manutenção em conformidade com a NBR 17.240 da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas e com o standard NFPA 72 da National Fire Protection Association. Composto por sensores, avisadores e atuadores, estrategicamente dispostos e interligados ao Painel de Controle de Alarme de Incêndio, responde pela supervisão e pelo comando de equipamentos e sistemas como detectores de fumaça, pressurização das escadas, sinalização de alarme das unidades privativas, liberação de emergência do sistema de controle de acesso e bloqueio de emergência dos elevadores, entre outros.

Plano de Escape

O Plano Estratégico de Resposta a Emergência de Incêndio do Edifício Linneo de Paula Machado (ELPM) tem por finalidade subsidiar tecnicamente a organização e implantação de uma eficiente equipe de resposta a emergências de incêndio na edificação, em conformidade com as boas práticas e em atendimento às leis e normas técnicas vigentes. 

O documento apresenta diretrizes para implementar três times distintos de resposta, padronizando a conduta desses times na realização de suas atividades em situação de emergência, contribuindo para elevar continuamente o padrão de segurança contra incêndio e preparo para emergências oferecido aos usuários e visitantes da edificação, fomentando o estabelecimento de um processo interno, autônomo, independente e contínuo de melhoria.

Para colocar em prática o Plano Estratégico de Resposta a Emergência de Incêndio, o ELPM promove periodicamente simulados de abandono com a participação de toda a população predial. 

Rota de fuga - Importante destacar que ao ouvir o alarme, nunca se deve usar o elevador. O correto é sair pela escada de emergência (escada 01 para o Conjunto 01 e escada 02 para o Conjunto 02), descendo calmamente, sempre pelo lado direito e segurando no corrimão, e dirigir-se ao ponto de encontro, na Cinelândia.

Veja o vídeo instrutivo resumindo os procedimentos seguros de abandono.

CIPA

Eleita anualmente, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA do Edifício Linneo de Paula Machado (ELPM) tem como objetivos observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho, solicitar medidas para reduzir, eliminar e/ou neutralizar os riscos existentes, orientar os trabalhadores quanto à prevenção e discutir os acidentes ocorridos. A missão da CIPA é preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem com o ELPM.

SIPAT

A SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é realizada anualmente no auditório do Edifício Linneo de Paula Machado (ELPM), apresentando temas variados, sempre com o objetivo de aumentar a percepção, divulgar e promover a prevenção de acidentes no trabalho. A SIPAT é organizada pelos membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e aberta ao público do ELPM, reunindo colaboradores do Condomínio e também das empresas residentes.

Confira os últimos eventos:

SIPAT GESTÃO 2016/2017

ELPM Sipat 2017

Clique e confira a programação

SIPAT GESTÃO 2017/2018

ELPM Sipat 2018

Clique e confira a programação

SIPAT GESTÃO 2018/2019

ELPM Sipat 2019

Clique e confira a programação

SIPAT GESTÃO 2019/2020

ELPM Sipat 2020

Clique e confira a programação

mapa elpm