edificio linneo paula machado fachada

Apresentação

O Edifício Linneo de Paula Machado (ELPM) tem localização privilegiada no centro da cidade do Rio de Janeiro, à avenida Almirante Barroso, n° 52, com entrada suplementar pela avenida Rio Branco, n° 193 – Loja A. O empreendimento tem 43 pavimentos, sendo: três subsolos, pavimento térreo, sobreloja, 33 pavimentos comerciais, três pavimentos técnicos, casa de máquinas superior e cobertura. A área total construída soma 59.228,44 m², dos quais 43.178,84 m² são locáveis e 16.043,60 m² comuns.

Desde que foi inaugurado, em 1981, o ELPM marca a paisagem do centro do Rio com sua arquitetura arrojada e seus 145,47 metros de altura, que durante anos lhe renderam o título de prédio mais alto da cidade. O quarteirão onde está localizado pode ser considerado o “coração” do centro da cidade, situado em pleno corredor cultural, com facilidade de acesso através de diversas linhas de ônibus, metrô e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

O ELPM vem recebendo inúmeras modernizações desde 2015, reposicionando-se tecnologicamente entre os melhores edifícios empresariais do centro do Rio, escolhido como endereço de renomadas empresas nacionais e estrangeiras.

História

No terreno onde o Edifício Linneo de Paula Machado (ELPM) está situado existiam dois prédios: o Jockey Club e o Derby Club, ambos pertencentes ao Jockey Club Brasileiro, cujo primeiro presidente foi Linneo de Paula Machado. Na década de 1970, seu filho Francisco Eduardo de Paula Machado conduziu a construção do novo edifício. O nome foi escolhido em homenagem ao patriarca da família.

O ELPM teve sua construção averbada pela prefeitura do Rio de Janeiro em 26 de outubro de 1981, através da emissão do certificado de “Habite-se”. Seu projeto arquitetônico é da Pontual Associados, suas fundações foram executadas pela empresa Estacas Frank e a construção foi do consórcio Real Engenharia, Severo Vilares, Ecisa e Cavalcanti Junqueira. As instalações hidráulicas, elétricas e de ar condicionado central ficaram sob a responsabilidade das empresas Álamo Engenharia, EBE Engenharia e Ceibrasil Refrigeração, respectivamente. 

Como presidente do Jockey Club, então proprietário do imóvel e incorporador do empreendimento, Francisco Eduardo de Paula Machado criou uma comissão para acompanhar as obras, assumindo sua presidência e nomeando Gilberto Morand Paixão, representante da Cia. Docas de Santos, Newton Mendonça, representante do Banco Francês Brasileiro, e José Francisco Reis Villela Pedras, representante da Yorkshire Seguros, como seus membros efetivos. No dia 15 de abril de 1981 aconteceu a Assembleia Geral de Instalação do Condomínio do Edifício Linneo de Paula Machado, tendo sido eleito como seu primeiro síndico, por unanimidade, Francisco Eduardo de Paula Machado e como seus primeiros membros efetivos do conselho consultivo os senhores Gilberto Morand Paixão, Newton Mendonça e José Francisco Reis Villela Pedras. Como membros suplentes do conselho consultivo elegeram-se a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil e Empresa Real de Engenharia Ltda. 

O ELPM foi, na época de sua construção, um marco na arquitetura do Rio de Janeiro, tendo trazido inovações na refrigeração, na segurança de acesso e nos sistemas de prevenção e combate a incêndio e de elevadores.

elpm acessibilidade conheca escada rolanteAcessibilidade

O Edifício Linneo de Paula Machado dispõe de Plataforma para deslocamento de cadeiras de rodas em plano inclinado, com facilidade e segurança, contribuindo para o alto nível de acessibilidade da edificação. Conta ainda com corrimão na escada de acesso da avenida Almirante Barroso à sobreloja e sinalização.

Recentemente realizou adequações na Recepção, na sala da Administração e no Auditório, dotando essas instalações de rampas de acesso e banheiro adaptado.

O Mascote

O Linneozinho, mascote do Edifício Linneo de Paula Machado, foi criado em 2016 pela Agência Target Filmes, para o vídeo de treinamento do Plano Estratégico de Resposta a Emergência de Incêndio. A inspiração foi a figura do corneteiro que anuncia o desfile dos cavalos antes das provas – uma referência ao nome do prédio e à sua história.

Edificio Linneo Paula Machado Mascote Internas

Newsletter

Por favor, insira o seu email no campo logo abaixo e confira todas as edições da Revista Online do Edifício Linneo de Paula Machado com os assuntos gerais do condomínio.

mapa elpm